quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Pais - Conhecendo o taekwondo

Alguns pais colocam seus filhos nas artes marciais sem conhecer a historia e origem, vou postar materias sobre o taekwondo marcial e olimpico sempre que possivel.


do wikipedia o que é:
Taekwondo (em coreano: 태권도; AFI: [tʰɛk͈wʌndo]) , também grafado tae kwon do, taekwon-do ou TKD lê-se Tecôndo é uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia, é um desporto difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial, integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.[1]


Origem do nome

  • "Tae" (pé)
  • "Kwon" (mão)
  • "Do" (caminho)
Em sentido global, taekwondo indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente.

Hoje em dia o taekwondo tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o taekwondo olímpico. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão. Mais precisamente 30% Socos e 70% chutes. Nos Estados Unidos, país onde o Karatê era a arte marcial predominantenos anos 80 e 90, o taekwondo foi por muito tempo "erroneamente" chamado de "Karatê Koreano". Alternativa totalmente descartável pois as similaridades entre as duas modalidades são bem distantes, tanto na parte técnica quanto na parte teórica.

No Brasil

No Brasil em julho de 1970 em São Paulo, trazido pelo grão-mestre Sang Min Cho, enviado oficialmente pela International Taekwondo Federation juntamente vieram os mestres: Sang Min Kim, Yeo Jin Kim, Kun Mo Bang, e depois outros como Kum Joon Kwon, Woo Jae Lee, Kwang Soo Shin, Hee Song Kim, Yeong Hwan Park, Soon Myong Choi, Ju Yol Oh, Te Bo Lee, Hong Soon Kang, Sung Jang Hong, entre outros, também se estabeleceram aqui no Brasil, proporcionando um desenvolvimento maior da arte. Natália Falavigna, uma das maiores e mais vitoriosas lutadoras de artes marciais do mundo, é a brasileira com maior número de medalhas internacionais no taekwondo em toda história, única atleta no Brasil campeã mundial de taekwondo nas categorias júnior, adulta e universitária. Atualmente, o taekwondo é uma luta muito praticada em varios locais do Brasil.


Graus de aperfeiçoamento

A caminhada do praticante de taekwondo é divida inicialmente em gubs e em seguida em dans.
Cada gub (geup) corresponde a uma faixa colorida que são divididas em 10(dez) gubs em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será o seu desenvolvimento da humildade. Cada faixa colorida tem sua simbolização e significado.
Cada dan corresponde a graduação de faixa preta que são divididas em 10(dez) dans em ordem crescente, quanto maior o dan maior será seu desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramentos da arte. A cor preta simboliza dignidade dedicação, postura e liderança.
Ti, a faixa que o praticante de taekwondo amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial.


A sequência tradicional é a seguinte:
Faixa Gub/Dan Imagem
Branca 10º gub Taekwondo-10kup.svg
Branca ponteira amarela 9º gub Taekwondo-9kup.svg
Amarela 8º gub Taekwondo-8kup.svg
Amarela ponteira verde 7º gub Taekwondo-7kup.svg
Verde 6º gub Taekwondo-6kup.svg
Verde ponteira azul 5º gub Taekwondo-5kup.svg
Azul 4º gub Taekwondo-4kup.svg
Azul ponteira vermelha 3º gub Taekwondo-3kup.svg
Vermelha 2º gub Taekwondo-2kup.svg
Preta 1º Dan Taekwondo-1dan.svg
No estilo WTF, as cores das faixas são as seguintes:
  • Branca
  • Amarela
  • Amarela ponta verde
  • Verde
  • Verde ponta azul
  • Azul
  • Azul ponta vermelha
  • Vermelha
  • Vermelha ponta preta
  • Preta (1º - 10º Dan)
Obs.: DAN = GRAU





Nenhum comentário:

Postar um comentário