Graduações do Taekwondo




MATERIA DE EXAME DE FAIXAS

PRIMEIRAMENTE DEIXO BEM CLARO QUE ESTE MODELO É SOMENTE UMA BASE A SER SEGUIDA NO TAEKWONDO NOS DIAS DE HOJE.

O TAEKWONDO TEM 9 POOMSAES COLORIDAS SENDO QUE NÃO É CONTADO O 9ºGUB BRANCA COM PONTA AMARELA E O DE CANDIDATO A PRETA.

NO CASO SE REPETE O PAL JANG PARA O MESMO

OS DE PRETAS SÃO DO 1º AO 9º DAN.

AS SEQUENCIAS DESCRITAS ABAIXO SÃO DE DIVERSOS MODELOS E LIVROS MAS SEGUE-SE O QUE A BANCA EXAMINADORA PEDIR AO CANDIDATO A QUALQUER FAIXA, SENDO SUGERIDO QUE O ATLETA APRENDA TUDO QUE HOUVER NO CURRICULUM DA FAIXA.


O MODELO DE AVALIAÇÃO QUE SEGUIMOS É O DA LIGA NACIONAL DE TAEKWONDO O QUAL SOMOS FILIADOS.

 









Taeguk IL JANG

 Taeguk IL JANG – Criação (Céu) – Este poomse representa o início, a força criativa que habita todas as formas. A criação; os raios de luz do céu em todas as direções, ao apresentar as técnicas mais básicas do taekwondo. É a partir dela que todos os próximos taeguks irão se formar.

Taeguk I JANG

 Taeguk I JANG – Alegria (Satisfação) – Este poomse representa a serenidade e a virtude. Simboliza a imagem da alegria com a qual se vai construindo. Deve ser feita com plena consciência de cada movimento, de forma que todos sejam igualmente importantes e controlados.

Taeguk SAM JANG

 Taeguk SAM JANG – Fogo (Sol) – Este poomse simboliza todo o calor, esperança e vitalidade que nos dão o Sol e o fogo. Nos dá a energia, ensinando-nos a estar preparados. Os seus movimentos são de poder, tal como os símbolos que representa.

Taeguk SA JANG

 Taeguk SA JANG – Trovão – Este poomse evoca o perigo e o receio que traz uma tempestade, que começa tão repentinamente, assim como acaba, deixando o céu limpo. Nos dá a coragem para enfrentarmos o medo interno de forma equilibrada. A sua seqüência de técnicas nos ajuda a agir com calma face ao perigo, até que este, assim como um trovão, passe.

Taeguk OH JANG

 Taeguk OH JANG – Vento – Este poomse simboliza a verdadeira natureza do vento; harmonioso e ao mesmo tempo destrutivo. Apesar de invisível, manifesta-se tão depressa e violento, como gentil. Ensina-nos a agir com a humildade da suave brisa e com a força da tempestade.

Taeguk YUK JANG

 Taeguk YUK JANG – Água – Assim como o vento, a água pode ser harmoniosa e destrutiva. Apesar de sua beleza, a corrente da água que flui consegue passar por cada obstáculo que se opõe ao seu curso. Este poomse nos ajuda a compreender que, tal como a corrente da água, podemos ultrapassar qualquer desafio, se tivermos autoconfiança e formos persistentes.

Taeguk TCHIL JANG

 Taeguk TCHIL JANG – Montanha – Este poomse simboliza a montanha, estável, tranquila, e como tal, imóvel. Ajuda-nos a avaliar quando começar e quando parar. Incentiva-nos não só a reagir apenas quando é necessário, de forma rápida, mas também a nos manter imóveis e estáveis, como a rocha.

Taeguk PAL JANG

 Taeguk PAL JANG – Terra – Tal como a base de toda a vida que representa, a Terra rodeia e nos alimenta, movendo-se em silêncio. Este poomse simboliza o mais alto nível de concentração. Ajuda-nos a respeitar todas as formas de vida que nos rodeia, assim como a nós próprios, e a descobrir força de vontade para viver. Representa tudo o que foi aprendido e é uma preparação para um novo começo.

Faixa Preta

Koryo – Homem Instruído (1º DAN) – Este poomse simboliza um homem instruído que é caracterizado por um espírito marcial forte, como também é o nome de uma das antigas dinastias da Coréia que ficou famosa pela valentia de seu povo que derrotou os mongóis.

Keumgang – Montanha (2º DAN) – Este poomse simboliza a Montanha de Kumgang na península coreana, que é considerada como o centro de espírito nacional e o “Kumgang” - o guerreiro de Yeoksa, nomeada por Buda – representa o guerreiro mais poderoso. Simboliza, também a solidez. É como um diamente que não pode ser quebrado. Técnicas novas introduzidas neste poomse são batason-tok-tchigi, Kumganga-maki, san tul-maki e o rak-dari-sagui.

Taebaek – Artesão (3º DAN) – Este poomse representa o nome de uma montanha com o significado de “montanha luminosa”, onde Dangun, o fundador da nação coreana há 4300 anos, reinou no país. A montanha luminosa simboliza a santidade da alma e o pensamento de Dangun. Esta seqüência também está associada com a luz.

Pyongwon – Um (4º DAN) – Este poomse representa a planície. É a fonte de vida para todas as criaturas e o campo onde os seres humanos vivem a vida.

Sipjin – Dez (5º DAN) – Sipjin derivou do pensamento de longevidade que defende que há dez criaturas de vida longa. São estes: 2 corpos celestes, 3 recursos naturais, 2 plantas e 3 animais. Tudo que dá fé aos seres humanos, esperança e amor.

Jitae – Vogal coreana soando OH (6º DAN) – Este poomse simboliza vários aspectos que acontecem no curso da luta do ser humano para existência. Jitae significa “Um homem que se levanta no chão com os dois pés, examinando o céu”. O homem na terra representa o modo de lutar para mudar a vida humana.

Chonkwon – Vogal coreana soando WU (7º DAN) – Chonkwon significa “O grande Céu”, que é a origem de toda a criatura e o cosmo. Sua competência infinita significa a criação, mudança e conclusão.

Hansu – Água (8º DAN) – Significa “A água é a fonte da vida e cultiva todas as criaturas”. Simboliza o nascimento de uma vida, crescimento, força e fraqueza, magnanimidade e harmonia, adaptabilidade. Deveriam ser praticadas ações suavemente como água, mas continuamente, como uma gota de água que junta para fazer um oceano.

Ilyeo – Forma do Sinal de suástica (9º DAN) – Significa “O pensamento do grande budista da Dinastia da Silla”, que é caracterizado pela filosofia da mente (espírito) e do corpo (matéria). O poomse representa a harmonização do espírito e do corpo, que são a essência da arte marcial; um treinamento longo, com vários tipos de técnicas e cultivo espiritual, para a conclusão da prática do Taekwondo.

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário