terça-feira, 28 de dezembro de 2010

DISCIPLINA, VALORES E FILOSOFIA

PARA OS PAIS

ISSO É UMA MATERIA TIRADA DO BLOG DO GM FABIO GOULART E ISSO É UM FATO ESPERO PODER TIRAR UMA GRANDE EXPERIENCIA DISTO TAMBEM BOA LEITURA.


OLÁ AMIGOS,

Como todos sabem, gosto muito das matérias, artigos e livros do Sr. Içami Tiba. Apesar de algumas pessoas não concordarem com seus conceitos... um dia um pai de um aluno começou uma discussão via e-mail pela maneira como disciplinava os alunos ( pelo jeito quie ele colocou parecia que eu tinha um chicote nas mãos. kkkk ).
Eu não disciplino niguém, eu oriento... Cada um segue o que quer na vida. Educação não se terceiriza e sim, vem de casa......todos sabemos disso.... Mas esse pai deve saber o que faz, pois dá tudo para o filho que hoje deve estar com uns 10 anos.... e deixa o filho fazer o que quer.... Veremos em alguns anos quem está certo....... Se ele estiver, pra ele...

Bem, vamos falar de coisas agradáveis...

Tenho aqui comigo algumas considerações do Sr. Içami Tiba muito interessantes, anotadas por um internauta em uma palestra em Curitiba..

1. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar alguém com internet, som, tv, etc.
2. Educar significa punir as condutas derivadas de um comportamento errôneo. Queimou índio pataxó, a pena (condenação judicial) deve ser passar o dia todo em hospital de queimados.
3.Confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.
4. A educação não pode ser delegada à escola ( nem à academia). Aluno é transitório. Filho é para sempre.
5. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai disse que não ganhará doce, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente. Em casa que tem comida, criança não morre de fome . Se ela quiser comer, saberá a hora. E é o adulto tem que dizer QUAL É A HORA de se comer e o que comer.
6. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calmaria, deve o pai dizer, virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, a balada, ficarão suspensas, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo.
7. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se desistir ou for mal na faculdade. ( essa é para muitos dos meus alunos, hein).
8. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
9. Professor tem que ser líder. Inspirar liderança. Não pode apenas bater cartão. ( essa é para mim )...
10. Se a mãe engolir sapos do filho, a sociedade terá que engolir os dele.
11. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
12.Filhos drogados são aqueles que sempre estiveram no topo da família.

Achei interessante passar isso a vocês..... é sempre bom ouvirmos alguém experiente e que entenda realmente de assunto super delicado e que nos interessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário