terça-feira, 6 de julho de 2010

juramentos e nomeclaturas do taekwondo

Juramentos do Taekwondo:

Eu prometo:

- Observar as regras do taekwondo

- Respeitar o instrutor e meu superior

- Nunca fazer mau uso do taekwondo

- Construir um mundo mais pacífico

- Ser campeão da liberdade e da justiça

Juramento do faixa preta:

- Juro manter sempre o espírito do taekwondo, não
parando de treinar até o fim da minha existência
- Juro cumprir o regulamento do taekwondo, procurando jamais errar, porque sou
Faixa Preta de taekwondo
- Juro respeitar e obedecer por toda minha existência à pessoa e os ensinamentos
do meu Mestre
- Juro respeitar e obedecer sempre os mais graduados do que eu e tratar com amor
e carinho os menos graduados

Juramento de Competição:

- Juro respeitar meus adversários
- Juro competir com lealdade
- Juro respeitar os regulamentos da competição
- Juro respeitar os juízes e meus adversários

Expressões básicas do vocabulário dos praticantes:
Kwan Jang Nim Acima de 7º Dan ( Grão Mestre )
Sa Bom Nim Acima de 4º Dan ( Mestre )
Kio Sa Nim 1º a 3º Dan (Instrutor ou Atleta )
Do Djang Local de treinamento
Do Bok Roupa de treinamento
Ti Faixa
Ap Frente
Yop Lado
Tui Atrás
An Parte de dentro
Pakat Parte externa
Barô Voltar a posição
Kuki e Derraio Kian Lhe Saudação as Bandeiras
Murup Kurô Ajoelhar
Kian Lhe Saudação
Iro sô Levantar
An Djá Sentar
Je Jari No mesmo lugar
Iol Tchum Siot Descansar com as mãos para trás
Re tchio À vontade
Jumbi Preparar
Shi Djak Começar
Kuman Cesar
Chio Descansar
Tuiro Torá Meia volta
Uen Esquerdo
Orun Direito
Ba ba Cuo Troca de pé
Ki Rab Grito
Hana Um
Dûl Dois
Set Três
Net Quatro
Tasot Cinco
Iosot Seis
Ilgob Sete
Iodol Oito
Arôp Nove
Iol Dez

Nenhum comentário:

Postar um comentário